terça-feira, 30 de outubro de 2012

Nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê


Os nutrientes são substâncias absorvidas pelo nosso organismo após a digestão dos alimentos. Cada nutriente desenvolve um papel no nosso organismo, atuando na construção, renovação, manutenção equilíbrio do nosso corpo.
Alguns nutrientes se destacam quando o assunto é gestação, pois são fundamentais para a formação do bebê e para garantir a saúde da mamãe, o papel de cada um deles nessa etapa é bastante  importante, alguns exemplos são:

- Proteínas: são necessárias para a construção de músculos e outros tecidos, além dos órgãos e estruturas que formam o corpo em si. Sua presença em baixas quantidades pode comprometer o crescimento do bebê. Boas fontes de proteínas são: carnes, peixe, ovos, leite e derivados e leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, soja).

- Ácidos graxos essenciais (Ômega 3 e Ômega 6): são gorduras boas importantes para a formação e o desenvolvimento adequado do sistema nervoso e da visão. Os ácidos graxos estão presentes nos peixes (salmão, atum, sardinha), nos óleos vegetais (azeite, óleo de girassol) e oleaginosas (amêndoa e castanhas).

- Ácido fólico: sua presença é indispensável para que as proteínas possam ser utilizadas na construção dos tecidos, pois essa vitamina participa do processo de multiplicação celular, fundamental para o desenvolvimento e crescimento do feto. Sendo assim, a formação do sistema nervoso também depende diretamente dessa substância. Vegetais verde-escuros (espinafre, aspargo, brócolis, escarola, rúcula), leguminosas (feijão, ervilha, lentilha e grão de bico) e fígado são algumas fontes deste nutriente.

- Cálcio: a sustentação do corpo depende da presença de cálcio, nutriente mais abundante nos ossos e essencial para sua formação adequada. As maiores fontes deste mineral são o leite e seus derivados (iogurtes, coalhada e queijos magros), podendo a sardinha, quando consumida com a espinha, ser considerada também uma boa fonte.

- Ferro: este mineral faz parte das células vermelhas do sangue, as hemácias, que tem como função transportar oxigênio para todas as partes do corpo. Durante a gestação o bebê tem a capacidade de estocar o ferro, o que será muito importante nos seus primeiros meses de vida. Por isso, o consumo de ferro deve aumentar durante a gestação, e isso pode ser conseguido por meio de excelentes fontes como as carnes, principalmente as vermelhas.

- Vitamina A: atua no desenvolvimento do coração, olhos e ouvidos do bebê, além de apresentar um importante papel no desenvolvimento do sistema de defesa do corpo. Boas fontes dessa vitamina são: fígado, espinafre e cenoura crua.

- Zinco: é necessário à diferenciação celular (processo que determina a qual tecido cada célula irá pertencer), crescimento, desenvolvimento e ao sistema de defesa do organismo. Esse mineral é encontrado em maiores quantidades nas carnes vermelhas e castanhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer descobrir Como fazer cursos gratuitos online!!!

http://cursosabeline.com.br/banners/modelo-1.php?_w=468&_h=60&_i=468x60.gif"></iframe>