São raras as gestantes que não apresentam dores e desconfortos nas costas, principalmente na região lombar. Em geral, as dores lombares na gestação são causadas pela mudança do eixo postural com o avanço da gestação. O abdômen cresce e a tendencia dos ombros a se inclinar para trás, compensando a projeção da barriga para frente. Essa mudança leva ao aumento da lordose lombar e dor. Além disso, o hormônio relaxina é liberado, oferecendo maior mobilidade às articulações, tornando-as frouxas, preparando o corpo da mulher para o parto normal visando facilitar a passagem do bebê.
Na metade do primeiro trimestre, os ossos da bacia se alargam, o que pode acarretar fortes dores nas costas, que melhoram do terceiro mês em diante.
Aos sete meses as dores podem voltar, mas por outro motivo: o peso do bebê sobrecarrega a musculatura da coluna vertebral, curvando a espinha dorsal. Existem, ainda, as falsas dores nas costas, provocadas pela distensão do estômago e intestinos por gases presos.Para algumas mulheres as dores na coluna como por exemplo, tendem a ser mais comuns em cada nova gravidez, especialmente se você não praticou muita atividade física depois da última gestação e não fortaleceu os músculos abdominais. Exercícios adequados podem prevenir ou diminuir a dor lombar à medida que a barriga cresce. Tente se exercitar sempre que puder.
Algumas maneiras de amenizar as dores são: usar colchões firmes, fazer massagens na região e assumir sempre a postura correta ao sentar (com as costas retas, repousando no encosto). As gestantes habituadas aos exercícios, podem ter dores menos intensas.Alguns exercícios mais indicados neste período são: Alongamento, caminhada e hidroginástica .
Nenhum comentário:
Postar um comentário